Quem foi Toussaint Louverture?

Compartilhe

Nascido na então colônia francesa de Santo Domingo entre 1743 e 1746, tornou-se um símbolo da liberdade dos negros nas Américas e está fortemente relacionado com a independência de sua terra natal. Contudo, é um personagem complexo e até polêmico.
Temos que compreender que ele não buscava no início a independência de seu país. Buscava sim uma autonomia, liberdade de comércio e a aplicação à colônia dos princípios defendidos pela Revolução Francesa. Lutou ao lado da Espanha e da França e depois contra elas e contra a Inglaterra.

Durante a maior parte da vida de Toussaint, a França dominou São Domingos, mas os escravos eram muito mais numerosos que os franceses que moravam lá. Em 1791, os escravos se rebelaram, e Toussaint formou seu próprio exército rebelde. Em pouco tempo ele se tornou conhecido como Toussaint Louverture, porque facilmente encontrava falhas na defesa do inimigo (“Louverture” vem da palavra francesa que significa “abertura”). A França lutou para acabar com a rebelião, mas em 1801 Toussaint havia tomado a ilha, conseguindo libertar todos em São Domingos que ainda fossem escravos. Em seguida, autoproclamou-se governador-geral vitalício, isto é, para o resto da vida

Toussaint governou até 1802. Naquele ano, a França enviou soldados para retomar o controle de São Domingos. Eles eram em número superior ao das forças do líder rebelde. Em 1803, os franceses capturaram Toussaint e o enviaram à França. Ele morreu na prisão, no dia 7 de abril de 1803.

Outro líder negro, chamado Jean-Jacques Dessalines, continuou a combater a França. Em 1804, suas forças conquistaram a independência de São Domingos, que trocou de nome para Haiti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *