A batalha de Hastings (1066)

Compartilhe

A Batalha de Hastings foi travada em 14 de outubro de 1066, este combate envolveu o exército normando, liderado por Guilherme da Normandia, contra o exército inglês sob comando do rei Haroldo II.

A morte do rei Eduardo, o Confessor, sem deixar herdeiros, provocou uma luta pela sucessão ao trono. Haroldo foi coroado rei logo após a morte de Eduardo, mas enfrentou invasões de Guilherme e do rei norueguês Haroldo Hardrada. A Hardrada foi derrotado por Haroldo na batalha de Stamford Bridge.
A morte Hardrada em Stamford Bridge deixou Guilherme como principal adversário de Haroldo II da Inglaterra. Enquanto o rei inglês e suas forças estavam se recuperando da batalha, Guilherme desembarcou seus exércitos invasores no sul da Inglaterra. Haroldo foi forçado a marchar rapidamente ao sul, reunindo forças no caminho.

A batalha durou cerca de nove horas. As cargas normandas não quebraram as linhas inglesas, e os normandos fingiram uma fuga, o que fez com que os ingleses avançassem, desorganizando suas linhas, e um contra-ataque normando rompeu as linhas inglesas, provocando sua derrota e a morte de Haroldo.
Embora continuasse a haver rebeliões contra o duque da Normandia, a vitória em Hastings marcou a conquista de Guilherme na Inglaterra. Guilherme foi coroado rei da Inglaterra em 25 de dezembro de 1066 e passou os nove anos seguintes pacificando os saxões na Inglaterra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *