cabeçalho Issn 2317-9929
Arquivo

Loading

Guerras mexicanas.

As Guerras Mexicanas se descrevem em uma celebre frase do general Porfirio Díaz: "Pobre México. Tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos".

A democracia ateniense.

Quem é o pai da criança? Muitos dizem que foi Péricles, outros, Sólon, e há ainda quem diga que foi Clístenes. Bom, o que podemos dizer é que a mãe foi a cidade de Atenas.

Revolução de 1930

Foi um assassinato em Recife que desencadeou o processo que culminaria na chamada “Revolução de 1930”. O motivo não estava ligado às eleições para presidente.

 

Gonçalo: o "santo" beato que dança!

Dom Afonso Henriques e Portugal na Idade Média.

Parece o enredo de um filme hollywoodiano, mas é uma história real. O personagem principal é Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

A ascensão de Roma.

Os romanos eram uma da muitas tribos que habitavam a península itálica, que tinha os etruscos como povo dominante da região.

Rock e as questões raciais

Em suas origens o Rock’n’roll é essencialmente um estilo afro-americano, com suas raízes no R&B (Rhythm and blues) . 

As Sufragistas

Dirigido por Sarah Gavron e com roteiro de Abi Morgan, o filme “As Sufragistas” se passa na Inglaterra do início do século XX, alguns anos antes da Primeira Guerra Mundial, e mostra um pouco da luta das mulheres por direitos.

Quando a História inspira a arte... Game Of Thrones e suas similaridades históricas.

Será que Daenerys Targaryen é inspirada na grande Elizabeth I da Inglaterra ou em Henrique VII?

 

COLONIALISMO E PÓS COLONIALISMO: SISTEMAS E VISÕES DE MUNDO.

Os países do mundo ocidental americano bem como o continente africano durante a época moderna (XVI –XVIII ) foram submetidos a um regime colonial que os colocava de forma inferior na ordem mundial.

Lei Rouanet, Minc e Luan Santana - Síntese do Brasil Moderno.

Quando os holofotes são direcionados para nosso pomposo e recheado Ministério da Cultura (Minc) acredito na teoria do “Eterno Retorno” Nietzschiano.

 

A Guerra do Peloponeso

A Guerra do Peloponeso simbolizou não apenas as diferenças profundas entre os interesses dos estados gregos, como também, foi decisiva para a ruptura da hegemonia helênica na Europa.

As Guerras Médicas e a Batalha de Plateia

Em 479 a. C., no Sul da antiga Grécia, acontecia o último grande conflito das chamadas Guerras Médicas ou Persas. Para alguns estudiosos, o maior confronto travado durante as Guerras Persas.

Gaugamela, uma batalha de cinema.

Gaugamela é considerada por estudiosos e românticos a maior batalha da vida intensa e breve de Alexandre, o grande, com um enredo que daria um roteiro de cinema(e deu!)

Quem conta um conto...

Vamos falar sobre nossa paixão e causa de existência desse site: a História. Sim, é justamente isso!

Crônicas da Terra de Ninguém.

Todo mundo é pós-moderno.

Revolta de Beckman (1684)

A presença jesuítica e sua influência sobre a economia maranhense provocaram uma revolta que extrapolou, inclusive, os limites da fé.

Mulher é a imagem do demônio? Lilith e Eva, as primeiras mulheres.

25 anos da morte de Chico Mendes.

Chico Mendes era líder dos seringueiros e tem uma história de vida comum a milhões de brasileiros.

O homem singular, o mito diferenciado.

Nilton Santos foi e permanecerá sendo uma figura inigualável, como o jogador que foi e como o mito que sempre será.

 

Trajetórias femininas na Primeira República.

No início do século XX, o movimento feminista ganha forma, influenciado por tendências americanas e européias, mas, é claro, fruto de uma sociedade que se modifica por seus sujeitos.

Como se constitui a relação entre historiador e documentos históricos?

O documento histórico tem uma relação com o meio social, além de possuir uma determinada função histórica, representando um olhar da época que está sendo analisada e estudada.

Racismo - um conceito de [péssima] raiz.

Superioridade e inferioridade racial, direito sobre outras pessoas, qualificação pela cor: o racismo vem dividindo nossa sociedade desde muito tempo. Definitivamente, sua raiz é das piores na História.

Os Cavaleiros templários: origem histórica e curiosidades.

Os "pobres cavaleiros do tempo de Salomão" representaram uma grande força cristã durante as batalhas na Terra Santa. Conheça mais sobre a formação deste grupo de cavaleiros tão mistificados na História.

Utopia, sociedade perfeita?

O desejo de um mundo melhor sempre rondou o pensamento humano, desde muito tempo. Neste texto, vamos refletir um pouco sobre uma obra que projeta uma sociedade perfeita, livre de conflitos.

 

"Varre, varre, varre, vassourinha": algumas questões sobre o governo Jânio Quadros.

Protagonista de um governo que durou apenas alguns meses, Jânio Quadros comandou os destinos políticos do Brasil no decorrer de parte do ano de 1961.

O que é fonte histórica?

O que é e o que não é fonte histórica? Em meio às discussões sobre o assunto, vamos refletir um pouco e dar algumas perspectivas aos nossos leitores.

A construção do regime democrático e a contribuição intelectual de Sócrates - "o pai da filosofia".

China: uma civilização ainda desconhecida.

Civilização chinesa é uma região cultural, situada na maior parte do leste asiático. É uma das grandes civilizações contemporâneas e uma das mais antigas ainda existentes.

Getúlio Vargas e os direitos trabalhistas.

Getúlio Dornelles Vargas foi o presidente do Brasil que mais tempo esteve no poder. Tendo chegado ao posto mais alto da política do país, governou por 15 anos sob caráter provisório.

Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil.

Uma figura da política brasileira que, entre outras tantas coisas, ficou conhecido por "construir" a nova capital do país: Brasília.

A vingança neerlandesa contra os espanhóis: a VOC e a WIC.

As disputas entre neerlandeses e espanhóis toma corpo, e duas organizações fundamentais entram no páreo pela disputa do monopólio comercial mundial. O nordeste brasileiro é o próximo passo!

Neerlandeses versus espanhóis: protestantes contra católicos.

A guerra entre neerlandeses e espanhóis alcançou uma escala mundial, se estendendo da Ásia até a América através da suas Companhias Comerciais.

Guerra dos Emboabas (1708 - 1709).

A Guerra dos Emboabas, ocorreu na região das Minas Gerais entre os bandeirantes paulistas e os estrangeiros (chamados de emboabas pejorativamente) pela posse das minas de ouro encontradas nessa região.

Uma nova fase da humanidade - A Idade dos Metais.

Notas sobre os metais, a escrita e a roda.

 

Com as armas e os barcos assinalados: É a Holanda!!! 

É de conhecimento geral que a Holanda ocupou diversas regiões do mundo, incluindo o nordeste brasileiro durante o século XVII. Mas, você já se perguntou como essa grande potência surgiu?

Vamos rir, então!? 

O riso é uma poderosa ferramenta de socialização entre os homens, capaz de derrubar convenções e driblar as agruras do dia-a-dia, serve ao mesmo tempo para afirmar e para subverter.

 

Revolta dos Búzios.

O evento e algumas ideias.

 

 

 

A África estigmatizada.

O pensamento eurocêntrico ao longo dos séculos XVI-XX e as ciências baseadas no darwinismo promoveram uma profunda estigmatização e inferiorização dos povos africanos.

Omissões, repressões e imprensa alternativa.

Alguns jornais brasileiros na última metade do século XX.

 

Processo de formação das monarquias europeias.

Símbolos, representações e poder real no processo de construção monárquica na Europa.

O Profeta, a fé e a submissão (a Deus).

 Uma das três religiões abraamicas, o Islã é ainda das mais influentes crenças no mundo contemporâneo. Maomé, o Profeta, foi seu fundador e principal articulador.

História e memória.

Memória e história, elementos que quase se confundem, constituem pilares fundamentais para nosso auto-conhecimento.

Das técnicas e invenções à arte da sobrevivência na "Pré-história".

A necessidade de sobreviver fez com que o ser humano, desde seu ancestral mais longínquo, criasse mecanismos para facilitar sua vida.

Série "História da imprensa no Brasil"

Do colorido da liberdade ao branco e preto da repressão.

Os primeiros passos republicanos da imprensa brasileira.

O Tambor de Mina no Maranhão e a Casa das Minas.

Manifestação cultural e religiosa de matriz africana, o Tambor de Mina é ainda desconhecido por muitos. Acompanhe O Historiante em mais uma animada incursão pela História do nosso país.

Intolerância religiosa: como você prefere seus ovos? 

Intolerância, um mal construído ao longo da história da humanidade. Até que ponto visões divergentes podem conviver em paz? Venha refletir conosco sobre questões como diversidade cultural e respeito ao outro.

Agricultura, cidades-estado, zigurates: algumas considerações sobre o rio Tigre e o Eufrates.

Do nomadismo ao sedentarismo, foi essa terra fértil que primeiro proporcionou a vida em cidades-estado.

Entre redações e realezas.

A imprensa brasileira e o milagre da multiplicação das notícias no período imperial.

 

Às armas cidadãos!

A Revolução Francesa entre a violência e um ideal igualitário, libertário e fraterno.

 

 

Ressurrecionismo, uma prática comum, mas proibida.

Uma trama que envolve morte, corpos e práticas estranhas. Não, não é um livro de ficção. Os ressurrecionistas foram bastante comuns nos séculos XVIII e XIX.

Calabar - O elogio da traição.

Holandeses, portugueses e a boa terra brasilis. No meio desta disputa, Calabar. Seria ele um traidor? Vamos pensar um pouco.

Rastafarianismo: um ensinamento para a paz.

Entre credo religioso e ideologia filosófica, o rastafarianismo bebe da fonte cristã e judaica em seus principais ideais.

"As pedras vão rolar": a trajetória do reggae no Maranhão.

A musicalidade maranhense e o reggae têm uma relação íntima. Descubra os caminhos dessa trajetória aqui, n'O Historiante.

A Segunda Guerra Mundial na linguagem da arte sequencial.

Desenhos animados e histórias em quadrinhos já foram utilizados como ferramenta de propaganda de ideais durante a Segunda Grande Guerra.

A Série Segunda Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial é ainda um dos temas históricos mais estudados em escolas e universidades. Acompanhe a série de textos d'O Historiante que irá mergulhar no conflito, em 4 textos.

O ABC da imprensa brasileira.

Extra, extra! Por entre letras, papéis e tinta, a história da imprensa brasileira e sua contribuição para a construção intelectual do país.

A construção da Guerra Fria na década de 1980 a partir dos quadrinhos!

Batman, Comediante, Dr. Manhattan. O Universo dos quadrinhos, sempre criativo, desenvolveu, através de seus personagens, olhares sobre a Guerra Fria.

Nem sempre Salvador fez aniversário no dia 29 de Março!

Outros marcos, outras datas: na tentativa de silenciar as demais etnias envolvidas na construção de Salvador, aqueles que defendiam uma "história oficial" tentavam atrelar o nascimento da cidade apenas à história do colonizador português.

O candomblé e as práticas religiosas da identidade negra no Brasil.

A cultura negra, trazida para a Terra Brasilis durante o período colonial, influenciou ricamente a construção da nação brasileira, e o Candomblé é uma das principais manifestações desta cultura.

Série Primeira Guerra Mundial

A guerra que sacudiu a Europa, mudou as mentalidades, desencantou a sociedade da belle époque e promoveu uma nova organização política e econômica no mundo.

O projeto da Companhia de Jesus nas terras brasileiras e sua opção pela educação indígena.

Educação, dominação e conversão. Conheça mais sobre a ordem jesuítica e sua ação em nosso país, enquanto este ainda era apenas mais uma colônia sob a possessão portuguesa.

O voto feminino no Brasil.

No dia em que celebramos as mulheres em todo o mundo, vamos mergulhar na história do voto feminino e saber como a atuação de grandes líderes femininas garantiu a conquista desse direito

Data Magna de Pernambuco

Prontos para empunhar armas e lutar, os pernambucanos enfrentaram aguerridamente os portugueses em busca da liberdade.

Carnaval de Maragojipe, a liturgia de um tripé cultural.

Dos Entrudos aos blocos carnavalescos, da Grécia à Maragojipe. O reino de momo e seu império ao longo da história do Carnaval!

O poder, a pompa e os punhais no primeiro triunvirato romano

César, Pompeu e Crasso. Eles lutaram por poder, fizeram acordos e acumularam inimigos em Roma, uma cidade corrupta e acostumada com assassinatos e intrigas.

Abraham Lincoln: o 16º presidente dos Estados Unidos da América.

Talvez o mais célebre de todos os presidentes norte-americanos, Lincoln enfrentou a pólvora e o sangue da Guerra de Secessão e marcou a história dos EUA.

"The Oscar goes to..." 

Em pouco mais de oito décadas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou clássicos que marcaram e marcam, até hoje, o cinema e seus admiradores.

 

Sob a insígnia do peixe, os cristãos na Antiguidade.

Em Jerusalém, a crucificação de um galileu deu início a uma das culturas religiosas mais difundidas da História

 

Tiradentes, o herói, o vilão ou um mito criado.

Entre os personagens mais citados no período republicano, Tiradentes é uma espécie de símbolo libertário. Mas, quanto disso pode ser factível?

A moderna música popular brasileira.

Música, cotidiano, acordes sonantes e dissonantes. A moderna música popular no Brasil e sua História em versos e melodias.

Tráfico sexual e os sonhos transformados em pesadelo.

Muito mais antigo do que aparenta, o tráfico sexual é uma mazela social do mundo contemporâneo com raízes na Antiguidade.

Ao invés de alianças, pantufas!

Trocar alianças nem sempre foi prática comum nos enlaces matrimoniais. Dar uma pantufa ao cônjuge significava aceitar o casamento.

Brasil, brasileiro...

Novelas históricas são um prato cheio para aqueles que amam os costumes do passado. Lado a lado, atual folhetim das 18h da Globo, é a adaptação histórica da vez.

"Nascido para jogar futebol"?

Para além deste e de outros aforismos simplórios, O Historiante mergulha entre as décadas de 1920 e 1950, e reapresenta aos leitores craques de outros tempos e suas histórias no bico das chuteiras.

Mulher prostituta: de ocupação a profissão.

A profissão mais antiga da humanidade, alvo de marginalização em nossa sociedade: qual o espaço das prostitutas na História?

Os maias, o medo do fim e o fim do medo.

Nem só de maias vivem as teorias apocalípticas. Esperar o fim faz parte da cultura de civilizações ao longo da história.

O judaísmo e seus fiéis: práticas, costumes e história.

Por entre guerras, diásporas e perseguições, a cultura judaica e seus fieis permaneceram firmes até nossos dias.

Centenário do Gonzagão

Nesse ano festivo, O Historiante envereda pela música brasileira e traz para os leitores um pouco da história do baião e do seu rei maior, Luiz Gonzaga.

 

Abolição e Consciência Negra

Em uma série de textos, O Historiante desenvolve uma reflexão sobre o mês da Consciência Negra e a Abolição da escravatura no Brasil.

A terra prometida pelo “Destino Manifesto” estadunidense

Entre democratas e republicanos, os eleitores americanos escolhem apenas um tipo de política, a do Destino Manifesto.

Budismo: uma filosofia milenar.

Conheça mais sobre os caminhos de esclarecimento propostos por Buda em uma das religiões mais antigas da humanidade.

Capoeira no Brasil. 

Dança, luta, arte. A capoeira, manifestação cultural tipicamente brasileira, possui uma história bastante rica, ligada às matrizes africanas do nosso país.

Proclamação da República? Golpe Militar? Vamos pensar um pouco.

 

 

 

Baal: o deus semita.

Como essa divindade da antiguidade transformou-se em um demônio na tradição cristã.

 

Enfim, o que é história?

Quando pensamos em História, logo de cara, uma série de perguntas tornam-se obrigatórias. De qual história estamos falando?

Animes japoneses e a História.

Samurai X, um dos animes de grande sucesso em todo o mundo, retrata o Japão do início da Era Meiji com muita criatividade.

Namorados e amantes: alguns dos casais mais apaixonados da História e da Literatura.

Clique aqui!

Armas, suor e sangue: como funcionavam os ludi romanos.

Os treinamentos, as modalidades, os estilos e as armas dos gladiadores que atiçavam as multidões em Roma.

Branca de Neve, Cinema e Irmãos Grimm: cultura popular num cinema pop.

Saiba mais.

A humanidade na Idade Média era mal-cheirosa e não trocava de roupa?

Descubra mais sobre as práticas de higiene no período medieval, e veja que muito do que falam é mentira!

Hobbes e Locke venceram seus adversários e foram os principais pensadores do contrato social.

 

Desde a antiguidade, o Heliocentrismo já existia.

Gregos, indianos, cristãos e muçulmanos já possuíam suas próprias teorias heliocentristas.

Especial Gladiadores

Fascínio e horror: a atração que a gladiatura exercía no povo romano.

Clique aqui!

Especial Gladiadores

Sacramentum gladiatorum: os gladiadores dos circos romanos.

Clique aqui!

Martinho Lutero: o personagem por trás da História.

Antissemitismo e Reforma: algumas perspectivas. Clique aqui e saiba mais.

Os três mosqueteiros: das páginas dos livros para as telonas.

O que há de histórico por trás do romance de Alexandre Dumas.

O 11 de setembro de 2001: trocando mitos por história.   

Eric Hobsbawm fala do 11/09 e coloca a catástrofe no plano maior da história das civilizações. Clique aqui e saiba mais.

Independência do Brasil.

O 7 de setembro e o processo de Independência do Brasil. Clique aqui e saiba mais.

 

A história do café no Brasil.

Descubra os caminhos que o café trilhou na História do Brasil. Clique aqui e saiba mais.

A Palestina e sua disputa.

Informações e imagens sobre a história da região chamada de Palestina e seus principais conflitos. Clique aqui

Judaísmo e Islamismo: características de duas religiões próximas.

Duas religiões que nasceram na mesma região e despertam a curiosidade de muitas pessoas. Saiba mais sobre elas! Clique aqui

Quem são os árabes e os israelenses?

Leia e descubra a história desses dois grupos étnicos que se enfrentam constantemente no Oriente Médio. Clique aqui

Quais são os trajes típicos dos países islâmicos e o que representam?

Conheça os detalhes das roupas nos países islâmicos, suas características e significados. Clique aqui

Guerra dos farrapos e os guerreiros descartáveis.

Documento insinua que soldados negros teriam sido massacrados por farroupilhas.

A torá em terras brasileiras

Saiba como o judaísmo rompeu fronteiras e veio parar abaixo dos trópicos, no Brasil.

 

É falso acreditar que Roma perseguia os cristãos por sua fé

Saiba mais. Veja o texto completo

As muralhas de Jericó realmente existiram na época de Josué?

Saiba mais aqui.

Carlos Magno, no natal do ano de 800 d.C, foi coroado pelo papa Leão III imperador romano-germânico.