Plano de aula - Guerra de Tróia.

                                                                                                                                                  

  

 

26/10/2013

Plano de aula - Guerra de Tróia.

 

Prof. André Wagner Rodrigues

(Clique aqui e confira mais textos deste autor)

 

 

 

Por receber muitos pedidos de amigos professores e alguns alunos, vamos apresentar um modelo de plano de aula de História... 
 

PROFESSOR: ANDRÉ WAGNER RODRIGUES

 

CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA

 

DISCIPLINA: HISTÓRIA ANTIGA

 

PUBLICO ALVO: ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE HISTÓRIA

 

TEMA DE AULA: GUERRA DE TRÓIA – FICÇÃO OU REALIDADE?

 

OBJETIVOS GERAIS: I. Introduzir os alunos nos conhecimentos básicos do ofício de historiador: as fontes, métodos e conceitos da História Antiga. II. Fornecer aos alunos instrumentos adequados à análise e compreensão do estudo da Historia da antiguidade Ocidental (Grécia e Roma), que lhes possibilitem o exercício da pesquisa e magistério. III. Estimular a reflexão histórica através do estudo dos processos de formação dessas Civilizações. IV. Possibilitar a compreensão dos papéis dos fatores políticos, econômicos, sociais e culturais envolvidos nesses processos. V. Despertar o interesse pelo estudo da História Antiga, possibilitando, na leitura e análise dos textos, a compreensão das especificidades de cada civilização. VI. Propiciar uma síntese histórica da Antiguidade e suas contribuições estruturais para a formação de nossa Civilização.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Pretende-se Apresentar um panorama Histórico em tono da famosa GUERRA DE TRÓIA (séc. XIV a.C), tentando evidencias os aspectos históricos, mitológicos e arqueológicos que estão envoltos nesse estudo. Tentaremos evidenciar se a GUERRA DE TRÓIA existiu historicamente, sendo que ainda há debates recente entre arqueólogos que afirmam que HOMERO (autor de Ilíada e Odisséia) não teria existido ou, ao mesmo, inventado essas narrativas.

 

 

METODOLOGIA:

 

Para isso, pensamos iniciar a aula perguntando aos alunos:

*A guerra de Tróia realmente existiu?

*O que teria motivado essa guerra entre GREGOS E TROIANOS?

*Será que o rapto de HELENA por PARIS seria o evento desencadeador do conflito?

 

 

Essas questões abertas provocariam a curiosidade dos alunos e estimularia reflexões e uma discussão introdutória. Acreditamos que os alunos do curso de HISTÓRIA trazem consigo um grande repertório informacional sobre esses eventos.

 

Em seguida, apresentaria uma vídeo-aula sobre o assunto, criada por mim, em um canal no youtube, disponível em:

 

 

   

Nessa vídeo-aula, os alunos seriam provocados a pensar nos fatores mitológicos, históricos e arqueológicos que, até hoje, são pesquisados e, de tempos em tempos, modificam-se e atualizam-se. Depois disso, os alunos seriam convidados a fazer uma leitura de um texto documental que narra as descobertas do arqueólogo alemão Heinrich Sclhiemann (apaixonado pelas obras de HOMERO) que, de certa forma, comprovam a existência de Tróia e do conflito.

 

O texto está disponível no site www.historiaemperspectiva.com criado por mim, para compartilhar textos, vídeo-aulas, resumos de livros, etc. Esse documento está no

endereço eletrônico:

http://www.historiaemperspectiva.com/2011_07_01_archive.html

  

Depois da leitura os alunos seriam convidados para fazer uma redação com base no vídeo, no documento e nas leituras do livro: “O Mundo de Homero” do historiador helenista Pierre Vidal-Naquet, com o seguinte tema:

 

A GUERRA DE TRÓIA É UM EVENTO HISTÓRICO OU MITOLÓGICO?

 

A AVALIAÇÃO será pensada de acordo com a qualidade teórica expressa pelos alunos na redação, além da participação das discussões e leitura dos textos solicitados em aula.

 

BIBLIOGRAFIA:

 

FUNARI, Pedro Paulo A. Grécia e Roma. São Paulo: contexto, 2011

FINLEY, Moses Immanuel. Os gregos Antigos. Lisboa: Edições 70, 1969.

VIDAL-NAQUET, Pierre. O Mundo de Homero. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

 

 

(Texto do Prof. André Wagner Rodrigues, da redação d'O Historiante)

(Clique aqui e confira mais textos deste autor) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
© Copyright Desde 2011 O Historiante