Você sabia que… O primeiro músico a utilizar um sintetizador no palco foi Keith Emerson?

Compartilhe

O músico inglês Keith Emerson é considerado um dos maiores tecladistas do rock. Pianista, organista, show man, Emerson prezava muitos pelas apresentações virtuosísticas e utilização de elementos pirotécnicos. Emerson conseguiu induzir a música clássica ao rock, sendo também um dos pais do rock progressivo. Começou com o grupo “the Nice” mas sua consagração foi com o trio Emerson, Lake & Palmer (ELP), além de compor diversas trilhas sonoras para filmes, sendo o primeiro músico a usar um sintetizador num palco , ao vivo.

O sintetizador foi visto pela primeira vez por Emerson em 1968 no álbum “Switched-On Bach” de Wendy Carlos. Ficou fascinado pelo aspecto do instrumento que constava na capa, bem como a sua sonoridade. Na época descobriu que em toda a Inglaterra havia apenas um destes instrumentos, o qual conseguiu emprestado para um dos seus shows. O público ficou intrigado com o som estranho e não conseguia compreender o que estava fazendo aquele som. Decidiu comprar um Moog modular, porém teve muito trabalho com o sintetizador no início, já que o recebeu desmontado em diversas caixas, não havia qualquer manual, de montagem ou operação.

Emerson entrou em contato com Robert Moog e viajou até o seu centro de desenvolvimento em Nova York. A principio o Moog por acreditar que sua invenção deveria ser usada somente em estúdios, desaconselhou Emerson a usar o instrumento ao vivo, num palco. Emerson conseguiu convencer Robert Moog do contrário, que acabou aperfeiçoando o sintetizador e posteriormente desenvolveu novos instrumentos para apresentações ao vivo. Certamente Emerson influenciou a forma em que evoluiu o sintetizador.