Síndromes, transtornos e o processo de aprendizagem

Compartilhe

É surpreendente o fato de que, em pleno século XXI, pouco se tem falado acerca das síndromes e disfunções que acarretam na dificuldade de ensino e aprendizagem, as quais diversificam e complexificam o ritmo do desenvolvimento mental, físico e motor de crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Em função disto, urge a necessidade de que compreendamos que não é tratando-os como “coitadinhos”, ou simplesmente taxando-os de “burros” ou “retardados” que iremos resolver algo; pior, agimos preconceituosamente e discriminatoriamente, o que amplia o abismo social. É preciso conhecer tais particularidades, adaptando-nos a estas crianças, jovens e adultos, que possuem um grande potencial de desenvolvimento intelectual.

Segundo dados da ONU – Organização das Nações Unidas, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são portadores de autismo. De acordo com a ABD – Associação Brasileira de Dislexia – em média, 40% dos casos diagnosticados são considerados graves, na faixa etária de 10-12 anos, 40% de grau moderado e 20% de grau leve.  Conforme o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número de portadores de Síndrome de Down, no país, supera os 300 mil.

O Historiante, pensando em informar e estimular a conscientização sobre estas questões, preparou uma Série Especial de Entrevistas com psicopedagogas e psicóloga, especialistas na área. Elas tratarão, em suas explanações, sobre o Autismo, Síndrome de Down e Dislexia.

Síndrome de Down
Entrevista com a psicopedagoga Prof. Dr. Margareth Maria Neves dos Santos de Oliveira
Autismo
Entrevista com a psicopedagoga Prof. Esp. Cleone Maria Alves de Magalhães
Dislexia
Entrevista com a psicóloga Prof. Ms. Marcela Fulanete Corrêa

Sites para suporte

www.fsdown.org.br

www.autismo.com.br

www.dislexia.org.br

www.autismo.org.br

Curiosidades

Autistas famosos

Link 1

Link 2

Disléxicos famosos

Mitos e verdades sobre a Síndrome de Down