Metodologia
A primeira etapa da atividade será realizada através da análise de
gravuras que demonstrem manifestações culturais dos negros
brasileiros. Após analisar as gravuras os alunos irão comentá-las e,
a partir daí, tentarão se apropriar do conceito de "resistência".
A segunda etapa das atividades será realizada através da análise
de anúncios de jornais datados de finais do século XIX. Após
analisar os anúncios, os alunos irão comentá-los.
Sugestão de anúncios de jornais
"Acha-se fugido o preto Francisco pertencente ao sr. José de
Souza Teixeira. Este escravo é o que tentou contra a vida do mesmo
senhor, assim como quando esteve preso na cadeia desta cidade feriu
gravemente João Francisco Camargo. O sr. Teixeira comprara-o do
pharma-cêutico sr. J. de Oliveira Barreto e mandara-o para a casa de
correção de S.P.; ultimamente por isto o vendeu. Francisco no mesmo
dia sahio da correção evadindo-se prometendo vir à cidade no intuito
de vingar-se do sr. Teixeira. Um caso desses exige vigilância,
frustrando seus maléficos intentos". (Correio Paulistano, 11 de
abril de 1885).
"Quilombo
Achamos tocantes as narrações feitas nos jornais sobre ajuntamentos
de negros fugidos que os jornais mesmo os republicanos denominam de
Quilombos. Infelizes os escravos, cercados de trabalhos de graça,
procuram nos mattos a liberdade (...) Estudem os republicanos o que
é o sacrifício pela liberdade e deixem de vender por pomada de
cheiro". (A Redempção, 13 de janeiro de 1887).
"Escravos fugidos
Fugio o escravo Raymundo de 18 annos de idade, fino de corpo, cor
retinta, cabello mal cortado (...) finge-se humilde quando é
interrogado, muda de nome, dá-se por forro, pede serviço de jornal
(...) Gratifica-se a quem o entregar na rua da Constituição nº 72,
advertindo-se que deverá ser bem seguro, pois costuma iludir os
padrinhos e condutores e fugir novamente." ( Correio Paulistano, 12
de maio de 1885).
A terceira etapa da atividade será realizada através da análise de
reportagens de jornais atuais que abordem problemas relacionados,
direta ou indiretamente, a questões étnicas. A partir da análise
destas reportagens, os alunos tentarão estabelecer um paralelo com
as reportagens da etapa anterior e indicar, na atualidade, elementos
que possam ser caracterizados como resistência. Tentarão apontar no
nosso universo cultural, elementos afro-brasileiros preservados em
função desta resistência.
A Quarta e última etapa da atividade será realizada através da
construção de um texto, em equipes, utilizando todo o material das
etapas anteriores.
Resultados esperados em termos de conhecimento
Ao final da atividade os alunos terão refletido sobre a problemática
das relações étnicas (com ênfase para a questão negra) no Brasil
numa perspectiva histórica que envolve passado e presente. Terão
assimilado conceitos relativos ao assunto e reconstruído, na
finalização da atividade, o seu próprio conhecimento acerca da
temática desenvolvida.
Fonte:
Toda História (Blog) |