05/01/2014
Plano de aula -
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
Prof.ª
Joyce Oliveira Pereira
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textos desta autora)
DURAÇÃO: 150 MINUTOS (3 AULAS) TURMA: 2º ANO E.M
OBJETIVOS |
CONTEÚDO |
METODOLOGIA |
·
Apontar as principais características do Estado
Moderno;
·
Apreender o fortalecimento do poder real;
·
Compreender a transição do feudalismo para o
mercantilismo;
·
Apontar as principais características do
mercantilismo e suas peculiaridades nos reinos
europeus;
·
Explicar e entender as diferentes teorias sobre
a origem do poder real;
·
Conhecer as redes de sociabilidade na corte
francesa;
·
Analisar a importância de Luís XIV como símbolo
do absolutismo. |
·
Transição do feudalismo para capitalismo;
·
Formação do Estado moderno e seus aparelhos;
·
Mercantilismo: surgimento, características,
teorias;
·
Teoria do Direito Divino dos Reis: Bodin,
Bossuet e Luís XIV;
·
Redes de sociabilidade na corte francesa;
·
Construção da Imagem de Luís XIV. |
·
Aula dialogada;
·
Exposição de mapas;
·
Exposição de imagens;
·
Leitura e interpretação de textos.
|
RECURSOS |
AVALIAÇÃO |
·
Quadro ;
·
Pincel;
·
Livro didático;
·
Data show;
·
Anotações complementares para alunos. |
·
Construção quadro comparativo entre a Idade
Média e a Idade Moderna enfocando os aspectos
econômicos e políticos. |
Indicações para o professor:
- Para este tema de aula, serão necessárias 3 aulas
para que em cada uma possa ser enfocado aspectos
distintos:
1ª aula: Trabalhar o 1º, 2º, 3º e 4º objetivos;
2ª aula: Trabalhar o 5° objetivo;
3ª aula: Trabalhar o 6º e 7º objetivos.
- Na
1ª aula, é importante que o professor reforce as
diferenças entre o período medieval não só em relação
aos aspectos econômicos e políticos, mas, também e
relação ao imaginário do homem moderno. Porém, não se
deve olvidar as influências que a religião ainda terá
através da Teoria do Direito Divino dos Reis que será
trabalhada na 2ª aula.
Para uma melhor compreensão da transição do feudalismo
para o Estado Moderno ver ANDERSON, Perry. Linhagens
do Estado Absolutista. 2ª edição. São Paulo:
Brasiliense, 1989.
- Na 2ª aula, será enfocado a Teoria do Direito Divino
dos Reis e alguns de seus teóricos. Trabalhar este
aspecto da História Moderna é importante para
desmitificar o conceito de poder absoluto que geralmente
é imputado aos reis do Antigo Regime, pois, o poder real
era limitado por:
1. Lei eterna: que é Deus
2. Leis divinas: são as palavras de Deus na Bíblia;
3. Leis da natureza: leis que Deus criou e colocou no
coração dos homens ( ex: mulher não podia governar um
reino – lei sálica);
4. Leis positivas: leis feitas pelos homens.
Nesta aula, trabalharemos o conceito de soberania de
Jean Bodin que é tão importante quando se fala de
absolutismo monárquico; Para tal ver, SKINNER, Quentin.
Bodin e o absolutismo. In: As fundações do pensamento
político moderno. São Paulo: Companhia das Letras,
1996.
Também, iremos apresentar Jean- Bégnine Bossuet que foi
um dos maiores teóricos sobre o direito divino na
França. O professor deve abordar também um pouco de sua
biografia para entender a forte influência que exerceu
sobre Luís XIV. Para tal ver, OLIVEIRA, Maria Izabel
Barbosa de Morais Oliveira. O príncipe pacífico:
Bossuet, Luís XIV e Antônio Vieira. 2009. Tese
(Doutorado em História). Universidade de Brasília,
Brasília, DF, 2009.
E para finalizar esta aula, iremos ver os escritos do
símbolo do absolutismo monárquico, Luís XIV que também
serão analisados na tese acima indicada.
- Na 3ª aula, vamos apresentar os aspectos da cultura
política no regime absolutista francês através das
relações sociais estabelecidas na corte francesa. Para
isso ver, ELIAS, Norbert. A sociedade de corte:
investigação sobre a sociologia da realeza e da
aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
E também iremos demonstrar o “markenting” de Luís XIV
pelas imagens disponíveis em BURKE, Peter. A
fabricação do rei: a construção da imagem pública de
Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
Aqui se fará análise de imagem e fazendo a
contextualização.
(Texto da
Prof.ª Joyce Oliveira Pereira, da redação d'O Historiante)
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