Halloween, Samhain e Dia de todos os santos: a cristianização da cultura celta

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A celebração do Halloween, do “Dia de todos os santos” e do “Dia de Finados” possuem um elo com um antigo festival celta da Antiguidade.

Da redação

O Samhain era o festival em que se comemorava a passagem do ano dos Eldianos, marcando o fim do ano velho e o começo do ano novo.

O festejo iniciava o inverno, uma das duas estações do ano dos celtas. O início da outra estação, o verão, era celebrado no festival de Beltane.

O Samhaim é a época em que acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a suas casas para visitar os familiares, buscar alimento e se aquecer no fogo da lareira.

A apropriação romana

Com as conquistas do Império Romano até o século I d.C, os Celtas foram subjugados e dominados, ainda que tenham lutado bravamente contra. Porém, os romanos, ao invés de destruir a cultura e a religião dos povos, assimilavam e incorporavam diversos elementos da sociedade local.

Assim, os festivais romanos conhecidos como Feralia, que aconteciam no final de outubro, e o Samhain celta conviveram juntos e incorporaram costumes de um a outro. A partir do advento do cristianismo no ocidente europeu, ocorreu a cristianização e o combate às manifestações pagãs.

A cristianização do Halloween

O Império Romano, agora cristão, passou a “cristianizar” essas festas, transformando-as em práticas aceitáveis. Essa atitude continuou sendo característica na igreja medieval, herdeira em grande escala das tradições greco-romanas.

Assim nasceu a Festa de Todos os Santos (nos territórios falantes da língua inglesa em sua forma medieval, a festa ficou conhecida como All-hallowsmas, que em inglês contemporâneo significa All Saints Day)  instituída pelo papa Bonifácio IV no século IX e celebrada no dia 1º de novembro (antiga data do ano novo celta). A noite do dia 31, véspera da festa e data do Samhain dos Celtas, ficou conhecida, em inglês arcaico, como All-hallows Eve. Ao longo do tempo, esse nome transformou-se em Halloween.

Santo Odon de Cluny iniciou a liturgia de Finados, oficializada no ano de 998. No século XIII essa data passaria a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro.

Já a comemoração do “dia de todos os santos” se instituiu no dia 13 de maio de 609 ou 610, quando o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão a Maria e a todos os mártires.

Posteriormente, o Papa Gregório III (731-741) alteraria a data para o dia 1 de novembro.

Os dois festejos cristãos tratam da memória dos mártires e das orações aos que se foram; do mesmo modo, o Samhain é um agradecimento aos espíritos ancestrais e o acolhimento das almas daqueles que morreram.

Pagãos ou cristãos, os rituais de recordaçao dos mortos são um traço cultural presente em diversas tradições na História.

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