19/10/2013
Dicas úteis para alunos que participarão do próximo ENEM.
Prof.
André Wagner Rodrigues
(Clique aqui e confira mais
textos deste autor)
Se você é aluno concluinte do Ensino Médio e deseja ter
um bom desempenho no ENEM (Exame Nacional do Ensino
Médio), essas dicas irão lhe ajudar!
Procure buscar interpretar a História utilizando também
conhecimentos de outras áreas, tais como: Filosofia,
Sociologia, Geografia, Economia e até Psicologia. Isso
não é novo, muitos vestibulares como o da UNICAMP e
UNESP (principalmente) também elaboram suas provas
buscando a união entre as disciplinas. Proposta
conhecida como Interdisciplinaridade. Dessa forma, é
importante alertar sobre a necessidade de estudar
ATUALIDADES. A prática de ler Jornais diários, ouvir
programas de notícias, assistir telejornais, etc. são
dicas valiosas para o sucesso no exame.
Uma visita
ao conteúdo de jornais como a FOLHA DE SÃO PAULO pode
lhe ajudar: http://www.folha.uol.com.br/
Além disso, já se foi o tempo de estudar História
tentando decorar datas, acontecimentos, grandes
personagens, etc. O conhecimento do passado atualmente
exige do estudante uma análise mais abrangente e
significativa do passado. Isto quer dizer que algumas
habilidades de pensamento serão de extrema importância
para a realização de uma boa prova. Para isso, você terá
um bom desempenho se souber analisar gráficos, inferir a
partir da leitura de imagens, interpretar mapas e
documentos, refletir dados produzindo novos
conhecimentos, etc.
Já pensou em estudar gráficos? Uma visita ao site do
IBGE seria fundamental!
http://www.ibge.gov.br/home/
Lembre-se que a História não revela somente a voz dos
vencedores! Reis, Príncipes, Autoridades Eclesiásticas
foram significativos para o seu tempo assim como
camponeses, operários, crianças, mulheres, escravos,
etc. Há nos exames do ENEM de anos anteriores uma
tendência de levar os alunos a refletirem sobre a
participação das minorias no processo do fazer
histórico.
Visite sites e blog´s de História que privilegiam essas
novas abordagens sobre o conhecimento histórico.
Uma dica é o
site HISTORIANTE: http://www.ohistoriante.com.br/
Assuma uma postura de “sujeito estudante” (e isso serve
para responder com qualidade qualquer questão), isto é,
faça uma leitura crítica de cada pergunta, tentando
fazer uma espécie de diálogo com o autor. Há informações
importantíssimas nas questões que são desconsideradas
por muitos alunos. Por exemplo: a autoria do documento.
Muitas perguntas são extraídas de documentos históricos
e muitos alunos não procuram saber quem foi o
responsável pelo documento. Saber que Martinho Lutero
foi autor das “95 teses contra a Igreja Católica”
permite ao aluno associar esse nome ao início da Reforma
Protestante. Assim como saber que a princesa Isabel foi
responsável pela assinatura da famosa Lei Áurea auxilia
muitos alunos no acerto de questões relacionadas à
abolição da escravatura.
Ser “sujeito estudante” para a área de Ciências Humanas
também é possuir um forte senso de Tempo e Espaço. Isso
não quer dizer que o aluno deve saber todas as datas de
acontecimentos históricos ou a capital de vários países.
Ter noção de Tempo e Espaço é saber se situar histórica
e geograficamente. Como assim? Quando você, futuro
vestibulando, ler o enunciado da questão é importante
verificar “onde e quando”, isto é, saber que tempo e
espaço o texto se refere. Se for um texto do Papa Urbano
II datado de 1096, o bom estudante saberá relacionar o
discurso do Papa ao início das Cruzadas Religiosas
apenas pela leitura do período histórico que o documento
foi produzido, assim como associar o documento a idade
Média, com isso, poderá eliminar alternativas que sejam
de outro período histórico ou estejam ali para
confundir. A leitura do espaço tem o mesmo sentido. Nos
enunciados percebemos que são citados regiões associadas
à eventos históricos. Saber que a região de “Champagne”
está situada no território Francês e que serve de
referência para o início do Comércio das Feiras no
século XIII, evita o aluno de confundir esse nome com
uma bebida frisante de baixo teor alcóolico.
O bom estudante é aquele que entende profundamente o
significado de sua missão. A formação do bom estudante
não deve acontecer somente uma semana antes da prova. A
formação do estudante de sucesso exige dos jovens uma
postura de ir além das aulas de seus professores. Por
isso exige-se criatividade! É importante saber articular
os ensinamentos que recebe a cada dia em sala de aula.
Exige-se disciplina! O bom estudante separa, pelo menos,
duas horas do seu dia, para revisar o conteúdo
transmitido pelos professores. Exige-se perseverança. O
bom estudante ao errar um problema de matemática, por
exemplo, não desiste dos estudos, vai buscar novas
informações e refaz continuamente o exercício até chegar
ao acerto. Exige-se rigor. O bom estudante sabe onde
pode pesquisar com confiança. Sabe que há muitos sites
na internet que são verdadeiras plataformas de
inutilidades. Saber verificar a fidedignidade das
informações é requisito imprescindível para boas
pesquisas.
Seguir essas orientações é de fundamental importância
aos jovens - futuros vestibulandos - de nosso país. Bons
estudos a todos e todas!
(Texto do
Prof. André Wagner Rodrigues, da redação d'O Historiante)
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