01/10/2013
Plano de aula - Hebreus
Prof.ª
Joyce Oliveira Pereira
(Clique aqui e confira mais
textos desta autora)
Disciplina:
História Turma:
6º ano Tema:
Hebreus
Objetivos |
Conteúdo |
Metodologia |
·
Compreender a formação política, social e
econômica dos hebreus;
·
Relacionar as características do judaísmo como o
mundo atual;
·
Contextualizar os conflitos entre judeus e
árabes pelo território;
|
· Localização
Geográfica da Palestina;
· Governos
dos patriarcas;
· Governos
dos Juízes;
· Governo
dos Reis;
· Conflitos
árabes e israelenses;
· Judaísmo;
|
·
Aula Dialogada;
· Interpretação
de mapas, imagens e textos disponíveis na
apresentação em Power point.
|
Recursos |
Avaliação |
·
Quadro Branco;
·
Pincel;
·
Data show. |
·
Participação;
·
Atividade para casa. |
Bibliografia Consultada
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Coleção História:
sociedade e cidadania. São Paulo: FTD, 2004.
GRINBERG, Keila; DIAS, Adriana Machado; PELLEGRINI,
Marco Cesar. Vontade
de saber História - 6º ano.
São Paulo: FTD, 2009.
PINSK,
Jaime. As Primeiras
Civilizações.
22ª Ed. São Paulo: Contexto, 2005 (Coleção Repensando a
História do Brasil).
____________. 100
Textos de História Antiga.
São Paulo: Contexto, 2006 (Coleção Textos e Documentos).
SANTIAGO, Pedro. Por dentro da História - 5ª série.
1ª edição. São Paulo: Escala Educacional, 2006.
COMENTÁRIOS
Um dos pontos principais da aula é contextualizar os
assuntos, para que os alunos percebam o quanto há de
atual nestes conteúdos:
· Inicialmente
é importante enfocar os aspectos geográficos da
Palestina para ver como o território influenciou na
economia e dinâmica social dos hebreus;
· O
professor pode utilizar a Bíblia como fonte de pesquisa
sobre os períodos da história hebréia, mas tendo o
cuidado de explicar que está usando como um modo de
pesquisa, pois existem outras maneiras, como a arqueologia.
Também pode usar o poema “A epopéia de Gilgamesh”, de
origem suméria, para demonstrar a influência de outros
povos sobre os hebreus (nesse caso, é válido fazer uma
comparação entre o episódio do dilúvio bíblico e o
poema e deixar os alunos detectarem os pontos em comum
nas narrativas). Para tal, indico os livros:
PINSK, Jaime. As
Primeiras Civilizações.
22ª Ed. São Paulo: Contexto, 2005 (Coleção Repensando a
História do Brasil).
____________. 100
Textos de História Antiga.
São Paulo: Contexto, 2006 (Coleção Textos e Documentos).
· O professor deve enfocar o aspecto do monoteísmo
ético como principal legado do judaísmo para nosso mundo
atual, aproveitando também para explorar conceitos como
politeísmo, monoteísmo e conhecimento sobre as
civilizações orientais já estudadas anteriormente;
· Explicar alguns dos símbolos
do judaísmo, como a menorá, o quipá, a estrela de davi, a
diferença entre um judeu liberal e um judeu ortodoxo, além de
tornar a aula mais interessante pode esclarecer muitas
dúvidas (muitos destes símbolos são presentes no
cotidiano, e, dependendo da região, os alunos já podem ter
se deparado com alguns deles e não sabem o que
significam);
· Também se pode enfocar um pouco da história das
mulheres no judaísmo, mostrando as lutas que elas têm
empreendido para terem igualdade no culto. Neste ano,
por exemplo, elas puderam pela primeira vez rezar no
Muro das Lamentações, o que era um privilégio masculino, e,
ainda assim, sob muitos protestos;
· Explicar a origem dos conflitos entre israelenses
e árabes, expondo mapas sobre as áreas de ocupação de
cada povo, e deixar que os alunos formem suas opiniões;
· Por fim, enviar uma atividade para casa que
reforce os principais conteúdos como a organização
social, política, aspectos do judaísmo, conflitos de
território.
(Texto da
Prof.ª Joyce Oliveira Pereira, da redação d'O Historiante)
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