cabeçalho Issn 2317-9929
Artigo

 

 

 

Confira

Normas editoriais

Conheça nossas normas para publicação na Revista O Historiante.

Confira

Arquivo do site

Nossos arquivos empoeirados estão cheios de muita informação histórica. Fique à vontade e faça suas pesquisas.

Mulher é a imagem do demônio? Lilith e Eva, as primeiras mulheres

 

 

Prof.ª Joyce Oliveira Pereira

Licenciada em História - UFMA

 

Advinda de valores judaicos-cristãos, a imagem da mulher associada ao demônio tem como principais substratos a insubmissão e manifestação do seu desejo sexual. Figura por muitos desconhecidos, Lilith, teria sido a primeira esposa mítica de Adão. Sua presença consta nos escritos hebraicos como o Tamuld e o Midrash.

Contam essas leituras se sua insubmissão advinha dela se negar a ficar “por baixo” de Adão durante as relações sexuais, Lilith, queria igualdade, pois, havia sido feita de barro como Adão e, sua relação extremamente luxuriosa com Adão o fazia afastar-se de Deus. Sua insubmissão aos valores patriarcais impostos por Adão e por Deus, levaram ao seu banimento no Mar Vermelho onde se transformou num demônio feminino. Já nesta condição, ela era responsável por atormentar os homens durante a noite causando poluções noturnas e a morte de recém-nascidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lilith em algumas leituras é vista como a serpente que tentou Eva.

 

 

Ainda segundo estes relatos, Adão sofrendo a ausência de Lilith submetido por Ele a um sono profundo e, neste período teria tirado a sua costela e dela teria feito Eva, o oposto de Lilith. A mais conhecida mulher de Adão por ser a única reconhecida pelo Cristianismo era o exemplo de submissão e obediência à Adão, Deus e às leis.

Como já se sabe, a decaída do homem do paraíso deu-se pelas mãos de Eva por ter sido tentada pela serpente. Ela foi a mãe de toda a humanidade e, também responsável pela desgraças dela. Ao mesmo tempo que representava a submissão era igualmente desobediente.