04/11/2013
Plano de aulas:
Nacionalismo e suas Facetas em tempos de Crise.
Prof. Carl Lima
(Clique aqui e confira mais
textos deste autor)
Vem aí a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas Rio-2016. Fala-se
em dois dos maiores eventos esportivos de todos os
tempos, no qual participam algumas das nações do globo.
E ouvimos sempre falar na disputa: quem vai ser campeão
ou qual o país a conquistar mais medalhas? Mas, não é
verdade que quem as conquista não são os atletas? O que
está, então, por traz dessa cobrança por pódios e
medalhas sobre estes “heróis esportivos”?
Pois
bem, aqui vai uma de várias respostas: o
nacionalismo. Mas o que é mesmo nacionalismo? De
acordo com o cientista político italiano Noberto Bobbio
(1994), nacionalismo em termos mais amplos quer dizer
que a ideologia nacional, a ideologia de determinados
grupos dirigentes estão acima da ideologia de partidos
políticos, unificando os desejos e convergindo os
cidadãos em torno de um mesmo projeto: o projeto de
nação.
E não tem como falar em nacionalismo sem falar de nação.
Isso porque um está ligado ao outro. Na verdade, as
várias idéias de nação foram construídas por
nacionalismos – e esta palavra está no plural porque
desde o século XIX até hoje, vários foram os sujeitos,
sejam eles das classes dominantes, dirigentes,
populares, de grupos étnicos separatistas, enfim,
pertencentes a diversos grupos, deram forma a estes
nacionalismos.
Justamente devido a iminência desses acontecimentos
esportivos que nós do Historiante propomos a reflexão,
durante uma parte do bimestre, de alguns desses
conceitos/definições.
Tema Geral: Nacionalismo e suas Facetas em tempos de
Crise.
Publico Alvo: 9º ano
Duração: 10 aulas
Justificativa:
Refletiremos historicamente acerca de uma face do
Nacionalismo visto entre os anos 20 e 40 do século XX,
na Europa, e que teve no Fascismo de Mussolini e no
Nazismo de Hitler um modelo/símbolo. Será importante
também estudar o desenvolvimento dessa forma de
Nacionalismo em outros lugares, a exemplo de Portugal (Franquismo)
e na Espanha (Salazarismo), como também no próprio
Brasil com a Ação Integralista do período Vargas. Esse
tema torna-se importante e relevante ainda mais quando
notamos na atualidade as medidas etnocêntricas ocorridas
nos Estados Europeus e nos Estados Unidos contra as
minorias, representadas principalmente pelos imigrantes.
Na nossa realidade é observável as ações de grupos que
se reivindicam neonazista, ao modelo dos Skinheads,
principalmente em São Paulo, que voltam a sua ira e
preconceitos contra Nordestinos, Negros, Mulheres e
Gays. Essa Xenofobia explícita e os atos de violências
podem ser tomados como resquícios da exaltação
Nacionalista do período estudado.
Objetivo Geral: Refletir
a cerca do Nacionalismo ocorrido entre as décadas de
1920 e 1940, num momento de crise do Capitalismo, bem
como seus resquícios em nossa atualidade.
Objetivos Específicos: Identificar
as formas de Nacionalismo na História e Detectar as
possíveis permanências de um Nacionalismo exacerbado em
nossa realidade.
Conteúdos: Nacionalismo:
conceito e suas facetas; Crise Econômica no final dos
anos 20; Produção cultural de massa: rádio, cinema e
música; Nazi-fascismo: genealogia e resquícios.
Metodologia: Durante
as aulas, utilizaremos além da exposição oral, a análise
e interpretação de textos adaptados pelo educador –
imagens e trechos de filmes. Reservamos espaço também
para o uso do livro didático adotado pela unidade
escolar.
Recursos: Quadro;
Piloto; Retroprojetor; Transparências; Slides; Tv; Dvd
Player, Textos adaptados.
Avaliação: No
processo de ensino e aprendizagem faremos duas
avaliações escritas, especificamente produções de textos
livres, acerca dos conteúdos abordados. Além disso, será
elaborado cartazes/painéis coletivos. Também avaliaremos
o educando cotidianamente, dando ênfase a participação,
assiduidade e responsabilidade.
Aula 1
Assunto: O
que é Nacionalismo?
Conteúdo: Nacionalismo
na contemporaneidade
Objetivo: Identificar
as formas de Nacionalismo existentes na modernidade
Metodologia: A
aula será expositiva, acompanhado de um texto adaptado
sobre as formas de Nacionalismo na contemporaneidade.
Pretende-se com a exposição do conteúdo proporcionar aos
educandos uma reflexão autônoma, de natureza histórica,
sobre as facetas do Nacionalismo, recorrendo algumas
questões do presente, como por exemplo, as expectativas
de Nacionalismo lançado em competições esportivas, como
Olimpiadas e Copa do Mundo de Futebol.
Avaliação: Avaliar
os estudantes qualitativamente, levando em consideração
a participação nas discussões.
Aula 2
Assunto: O
que Nacionalismo?
Conteúdo: Facetas
do Nacionalismo na conjuntura dos anos 20 e 30 do século
XX.
Objetivo: Identificar
as especificidades do Nacionalismo nas décadas de 1920 e
1930, decorrentes da conjuntura do Entre guerras.
Metodologia: A
exposição do conteúdo da referida aula, ainda será
acompanhado do texto utilizado na aula anterior.
Busca-se com a continuidade do texto dar conta da
especificidade do nacionalismo nos anos 20 e 30, que têm
como símbolos as experiências das organizações Nazistas
e Fascistas. Será imprescindível a leitura e a reflexão
dos estudantes acerca do texto.
Avaliação: A
partir das discussões do referido assunto, o educando
elaborará um texto, retratando as experiências do
Nacionalismo.
Aula 3
Assunto: Crise
do Capitalismo no período entre guerras.
Conteúdo: Crise
do Capitalismo dos anos 20 e 30: Momentos de Grande
Depressão.
Objetivo: Relacionar
a crise econômica do final dos anos 20 com as formas de
Nacionalismo específico do período entre guerras.
Metodologia: Através
de uma exposição oral serão enfatizados os fatores do
processo de crise econômica, bem como a sua relação com
o Nazismo e o Fascismo em desenvolvimento nesse período.
Avaliação: Discussão
a partir de uma questão central: “A relação entre a
grande depressão e o desenvolvimento do Nacionalismo
exacerbado de grupos/partidos políticos na Europa”.
Aula 4
Assunto: Nacionalismo
e Cultura de Massa: A era da reprodutibilidade.
Conteúdo: Panorama
da Produção cultural dos anos 20 e 30: a vez da cultura
de massa.
Objetivo: Compreender
o cenário da produção cultural dos anos 20 e 30 no
Brasil, Estados Unidos e Europa.
Metodologia: Faremos
nesta aula a projeção de slides, além da utilização do
livro didático. Nos slides conterão imagens e um quadro
síntese acerca do Rádio, Cinema e Música nos anos 20 e
30. A partir da projeção desse material, juntamente com
uso do livro didático, principalmente as respectivas
imagens pretende-se a construção do panorama cultural,
tendo em vista que boa parte desses meios funcionara
como propagadores de um Nacionalismo exacerbado. Nesse
mesmo dia, solicitaremos aos educandos que se agrupem em
três equipes, cada uma delas ficando com 1 aspecto da
produção cultural.
Avaliação: Além
da discussão na aula, será solicitado a formação de três
equipes objetivando a organização e confecção de
cartazes.
Aula 5
Assunto: Nacionalismo
e Cultura de Massa: A era da reprodutibilidade
Conteúdo: Rádio,
Cinema e Música: A voz e a imagem do Nacionalismo.
Objetivo: Identificar
essas produções como meios de propagandas dessas facetas
de Nacionalismo.
Metodologia: Organizado
os grupos, cada um ficará responsável pela confecção de
cartazes, que abordarão o Rádio, Cinema e Música como
veículo importante de reprodução e disseminação dos
ideais nacionalistas totalitários. Esses cartazes serão
feitos em sala e logo após expostos no pátio escolar.
Avaliação: Fará
parte da avaliação, além da participação efetiva na
organização e confecção dos cartazes, a presteza e a
responsabilidade na busca pelos materiais solicitados
nas aulas anteriores.
Aula 6
Assunto: Nazi-fascismo:
síntese do Nacionalismo no entre guerras
Conteúdo: Nazi-fascismo:
Ontem e hoje.
Objetivo: Analisar
a genealogia do Nazi-fascismo e as suas continuidades e
permanências em nossos dias.
Metodologia: Utilizaremos,
para uma breve leitura em sala, um texto adaptado que
enfoque as ações tanto dos Skinheads (Neonazistas) e dos
Estados europeus com suas políticas Xenófobas,
especialmente contra as minorias. A idéia é mostrar que
tais ações representam um prosseguimento com as vistas
no Nazi-fascista. Para diagnosticar a reflexão dos
estudantes sobre o assunto, constarão no texto adaptado
duas questões discursivas.
Avaliação: Além
da participação nas discussões em sala serão propostas
aos estudantes questões discursivas, para que os mesmos
reflitam sobre o conteúdo do assunto abordado.
Aula 7
Assunto: Nazi-fascista:
síntese do Nacionalismo no entre guerras.
Conteúdo: Ideário
Nazi-fascista e suas reproduções: Europa e Brasil.
Objetivo: Analisar
o ideário Nazi-fascista em algumas Nações da Europa
(Itália, Alemanha, Espanha e Portugal) e no Brasil com a
Ação Integralista Brasileira (AIB).
Metodologia: Na
presente aula será feito o uso do Data Show na projeção
de Imagens contendo
símbolos e costumes do ideário Nazi-fascista. Busca-se
com isso a visualização de como esses símbolos da
ideologia era propagandeada nessas respectivas
sociedades. Além disso, será utilizado o livro didático,
particularmente os capítulos sobre “O
Nazismo e o Fascismo”. A
ideia é explorar alguns aspectos relativos a esses
símbolos, principalmente as imagens contidas no livro
didático.
Avaliação: Como
a aula baseou-se na leitura de imagens, será pedido como
avaliação uma atividade de interpretação destas, levando
em consideraão o contexto de produção e suas respectivas
funções ideológica.
Aula 8
Assunto: Nazi-fascismo:
síntese do Nacionalismo no entre guerras.
Conteúdo: Anti-semitismo
Nazi-fascismo.
Objetivo: Identificar
as estratégias e práticas nazi-fascistas de perseguição
aos Judeus.
Metodologia: Mostraremos
trechos do filme “A Vida é Bela” (Roberto Benigni,
1997). Os trechos escolhidos propiciarão a compreensão
das práticas e estratégias de perseguição aos judeus,
seja no território italiano, seja nos campos de
concentração, entre as décadas de 1920 e 1940.
Avaliação: Perpassará
pela discussão após a exibição dos trechos do filme,
tendo como ponto central a relação que os estudantes
fizerem entre o conteúdo aprendido com as imagens
assistidas.
Aula 9
Assunto: Segunda
Guerra Mundial: o desfecho de uma conjuntura
ultranacionalista.
Conteúdo: Segunda
Guerra: Razoes para um novo combate.
Objetivo: Identificar
os fatores para a segunda grande guerra, tendo em vista
o expansionismo Nacionalista.
Metodologia: Utilizaremos
a música “Canção do Senhor da Guerra” (Legião Urbana,
1993). Fazendo a análise de sua estrutura verbo-poético,
como também da performance. Serão abordados alguns
pontos fundamentais para esse conteúdo, principalmente
no que tange a cultura beligerante, que demonstra os
interesses diversos sobre uma guerra e a convocatória da
juventude em nome de uma ideologia. Logo após será
solicitado aos educandos a reflexão sobre este conteúdo
a partir das atividades contidas no livro didático.
Avaliação: Levaremos
em consideração a reflexão sobre o conteúdo a partir da
interpretação da música.
Aula 10
Assunto: Segunda
Guerra Mundial: desfecho de uma conjuntura
ultranacionalista.
Conteúdo: Segunda
Guerra: culminância da Era de um Nacionalismo
exacerbado.
Objetivo: Compreender
a forma como a segunda grande guerra representou o
desfecho de uma conjuntura nacionalista/expansionista.
Metodologia: Discutir
em sala, a atividade proposta no encontro anterior.
Aproveitando da discussão abordaremos o desenvolvimento
e o desfecho da guerra, utilizando para isso a leitura
dos mapas contidos no livro didático. Tais mapas revelam
os expansionismo dos países do eixo (Alemanha, Itália e
Japão) e as iniciativas dos aliados contra as
respectivas ações. Além disso, serão utilizadas as
imagens inseridas no próprio capítulo que mostram o
desfecho da guerra.
Avaliação: Mais
uma vez lançaremos mão da participação enquanto recurso
avaliativo, e também a resolução de atividade do livro
didático.
(Texto do prof. Carl Lima, da redação d'O
Historiante)
(Clique aqui e confira mais
textos deste autor)
|