26/10/2013
Plano de aula - Guerra de Tróia.
Prof.
André Wagner Rodrigues
(Clique aqui e confira mais
textos deste autor)
Por receber muitos pedidos de amigos professores e
alguns alunos, vamos apresentar um modelo de plano de
aula de História...
PROFESSOR: ANDRÉ
WAGNER RODRIGUES
CURSO: LICENCIATURA
EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA
ANTIGA
PUBLICO ALVO:
ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE HISTÓRIA
TEMA DE AULA:
GUERRA DE TRÓIA – FICÇÃO OU REALIDADE?
OBJETIVOS GERAIS: I.
Introduzir os alunos nos conhecimentos básicos do ofício
de historiador: as fontes, métodos e conceitos da
História Antiga. II. Fornecer aos alunos instrumentos
adequados à análise e compreensão do estudo da Historia
da antiguidade Ocidental (Grécia e Roma), que lhes
possibilitem o exercício da pesquisa e magistério. III.
Estimular a reflexão histórica através do estudo dos
processos de formação dessas Civilizações. IV.
Possibilitar a compreensão dos papéis dos fatores
políticos, econômicos, sociais e culturais envolvidos
nesses processos. V. Despertar o interesse pelo estudo
da História Antiga, possibilitando, na leitura e análise
dos textos, a compreensão das especificidades de cada
civilização. VI. Propiciar uma síntese histórica da
Antiguidade e suas contribuições estruturais para a
formação de nossa Civilização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Pretende-se Apresentar um panorama Histórico em tono da
famosa GUERRA DE TRÓIA (séc. XIV a.C), tentando
evidencias os aspectos históricos, mitológicos e
arqueológicos que estão envoltos nesse estudo.
Tentaremos evidenciar se a GUERRA DE TRÓIA existiu
historicamente, sendo que ainda há debates recente entre
arqueólogos que afirmam que HOMERO (autor de Ilíada e
Odisséia) não teria existido ou, ao mesmo, inventado
essas narrativas.
METODOLOGIA:
Para isso, pensamos iniciar a aula perguntando aos
alunos:
*A guerra de Tróia realmente existiu?
*O que teria motivado essa guerra entre GREGOS E
TROIANOS?
*Será que o rapto de HELENA por PARIS seria o evento
desencadeador do conflito?
Essas questões abertas provocariam a curiosidade dos
alunos e estimularia reflexões e uma discussão
introdutória. Acreditamos que os alunos do curso de
HISTÓRIA trazem consigo um grande repertório
informacional sobre esses eventos.
Em seguida, apresentaria uma vídeo-aula sobre o assunto,
criada por mim, em um canal no youtube, disponível em:
Nessa vídeo-aula, os alunos seriam provocados a pensar
nos fatores mitológicos, históricos e arqueológicos que,
até hoje, são pesquisados e, de tempos em tempos,
modificam-se e atualizam-se. Depois disso, os alunos
seriam convidados a fazer uma leitura de um texto
documental que narra as descobertas do arqueólogo alemão
Heinrich Sclhiemann (apaixonado pelas obras de HOMERO)
que, de certa forma, comprovam a existência de Tróia e
do conflito.
O texto está disponível no site www.historiaemperspectiva.com criado
por mim, para compartilhar textos, vídeo-aulas, resumos
de livros, etc. Esse documento está no
endereço
eletrônico:
http://www.historiaemperspectiva.com/2011_07_01_archive.html
Depois da leitura os alunos seriam convidados para fazer
uma redação com base no vídeo, no documento e nas
leituras do livro: “O Mundo de Homero” do historiador
helenista Pierre Vidal-Naquet, com o seguinte tema:
A GUERRA DE TRÓIA É UM EVENTO HISTÓRICO OU MITOLÓGICO?
A AVALIAÇÃO será
pensada de acordo com a qualidade teórica expressa pelos
alunos na redação, além da participação das discussões e
leitura dos textos solicitados em aula.
BIBLIOGRAFIA:
FUNARI, Pedro Paulo A. Grécia e Roma. São Paulo:
contexto, 2011
FINLEY, Moses Immanuel. Os gregos Antigos. Lisboa:
Edições 70, 1969.
VIDAL-NAQUET, Pierre. O
Mundo de Homero. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
(Texto do
Prof. André Wagner Rodrigues, da redação d'O Historiante)
(Clique aqui e confira
mais
textos deste autor)
|