Série de entrevistas com profissionais da
psicologia/psicopedagogia
Síndromes, transtornos e o processo de
aprendizagem
É surpreendente o fato de que, em pleno século XXI,
pouco se tem falado acerca das síndromes e disfunções
que acarretam na dificuldade de ensino e aprendizagem,
as quais diversificam e complexificam o ritmo do
desenvolvimento mental, físico e motor de crianças,
adolescentes e até mesmo adultos. Em função disto, urge
a necessidade de que compreendamos que não é tratando-os
como “coitadinhos”, ou simplesmente taxando-os de
“burros” ou “retardados” que iremos resolver algo; pior,
agimos preconceituosamente e discriminatoriamente, o que
amplia o abismo social. É preciso conhecer tais
particularidades, adaptando-nos a estas crianças, jovens
e adultos, que possuem um grande potencial de
desenvolvimento intelectual.
Segundo dados da ONU – Organização das Nações Unidas,
cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são portadores
de autismo. De acordo com a ABD – Associação Brasileira
de Dislexia – em média, 40% dos casos diagnosticados são
considerados graves, na faixa etária de 10-12 anos, 40%
de grau moderado e 20% de grau leve. Conforme o IBGE –
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o
número de portadores de Síndrome de Down, no país,
supera os 300 mil.
O Historiante, pensando em informar e estimular a
conscientização sobre estas questões, preparou uma Série
Especial de Entrevistas com psicopedagogas e psicóloga,
especialistas na área. Elas tratarão, em suas
explanações, sobre o Autismo, Síndrome de Down e
Dislexia.
|