Vídeos, séries e a internet nas aulas de História sobre a Guerra de Secessão norte-americana.

 

 

  

                

21/02/2013

 

Vídeos, séries e a internet nas aulas de História sobre a Guerra de Secessão norte-americana.

 

Prof. Lucas Adriel S. de Almeida

 

 

 

 

Considerações iniciais.

 

Conteúdo trabalhado em sala de aula quando abordamos a situação dos Estados Unidos da América no correr do século XIX, o estudo sobre a Guerra de Secessão (1861 – 1865) e todo o contexto histórico que a envolve  - como a abolição da escravidão nos Estados Unidos da América (1865)  - pode ser trabalhada de várias formas. Aqui sugerimos tomar como ponto transversal o debate sobre o preconceito racial, tomando como referência a questão da abolição da escravidão nos Estados Unidos no século XIX, buscando problematizar estas questões com o discurso de Martin Luther king Jr. em 28 de agosto de 1963, “I have a dream”.

 

A ideia é que o aluno possa fazer uma leitura da atual sociedade estadunidense e suas relações com o resto do mundo à luz da história. A proposta estará dividida em três momentos, mas poderá ser aplicada em duas aulas, visto que o primeiro momento é apenas de solicitação das leituras. Vejamos:

 

As etapas da proposta.

 

Numa primeita etapa, solicite como leitura prévia o texto Abraham Lincoln: O 16º presidente dos Estados Unidos da América (clique aqui para abri-lo), disponível aqui n'O Historiante. O texto aborda, de forma sintética, a questão da Guerra Civil Americana, tendo como ponto de apoio o filme Lincoln (2012), fazendo uma relação com o discurso de Martin Luther King Jr. do dia 28 de agosto de 1963, bem como com outros grupos e lideranças que protagonizaram o combate ao preconceito racial nos EUA na década de 1960.

 

Num segundo momento, utilizando o texto como ponto de partida, inicie a aula trabalhando as questões levantadas, como, por exemplo, os modelos de colonização inglesa e suas principais diferenças, buscando aprofundar a analise sobre o conflito à luz do livro didático adotado pela escola. O professor pode escrever no quadro, ou disponibilizar por meio de projeção, a seguinte tabela:

 

Norte

Trabalho livre

Policultura

Minifúndio

 

Sul

Trabalho Escravo

Monocultura

Latifúndio

 

A partir daí, pode ir detalhando como cada elemento deste foi se antagonizando ao outro, o que culminou com a Guerra Civil. O professor pode, por exemplo, mencionar como estes modelos foram entrando em conflito, levando à eclosão da Guerra Civil Americana, produzindo uma explanação sobre o decorrer da guerra e a própria atuação do presidente Lincoln em meio a este contexto. O final da aula seria, então, reservado para que os alunos assistissem ao discurso de Martin Luther king Jr, que tem cerca de 6.26 minutos, ou partes dele, escolhidas previamente pelo professor. Após isto, solicite como atividade avaliativa uma produção de texto em grupos de três pessoas sobre a relação do vídeo e a conjuntura da Guerra civil. A idéia da proposta é que a produção deste texto seja algo feito em casa, mas, caso o professor ache mais conveniente, pode-se destinar uma aula para esta produção.

 

Num terceiro momento (outra aula) recolha as produções e solicite que cada grupo  exponha as principais conclusões da sua produção, buscando relacionar o que produziu com uma leitura da atual sociedade americana, com base no que ele vê na TV e na Internet. A oralidade pode ser também uma forma de avaliação utilizada pelo professor, buscando observar a compreensão dos alunos sobre o tema A Guerra de Secessão, bem como a capacidade de relacionar os conteúdos com a problemática levantada no discurso de Martin Luther king Jr e com fatos mais recentes. O ideal é pedir que cada grupo teça um comentário sobre sua produção, promovendo o debate entre as diversas percepções, tendo o professor como mediador. Como proposta, o professor pode ir inserindo alguns fatos polêmicos que envolvam questões relacionadas a preconceito racial nos Estados Unidos atualmente, motivando nos alunos a compreensão à luz da história sobre estes fatos.

 

Além da utilização do vídeo e da internet, o debate sobre lideranças como Malcolm X e Martin Luther King Jr. motivarão a curiosidade dos alunos. Alguns seriados humorísticos da TV estadunidense fazem constantes referências a estas figuras. Como exemplo podemos citar “Um Maluco no Pedaço” (título usado no Brasil) da NBC, série protagonizada pelo, na época, jovem ator Will Smith. Caso o professor deseje, pode motivar os alunos a assistir alguns episódios para incrementarem suas produções e os debates que podem ocorrer em trabalho conjunto com o professor da disciplina de Sociologia. Bom, agora é por em prática. Sucesso!

 

Referência:

 

SILVA, Isaíde Bandeira da. Ensino de Historia e o Estágio Supervisionado: Um fazer diferente gera o que pensar. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/perspectivas/anais/GT0804.htm acesso em 20 - 02 – 2013.

 

 

(Texto do Prof. Lucas Adriel S. de Almeida, da redação d'O Historiante).

 

 

 

 

 

 

 

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