21/02/2013
Vídeos, séries e a internet nas aulas de História sobre
a Guerra de Secessão
norte-americana.
Prof. Lucas Adriel S.
de Almeida
Considerações iniciais.
Conteúdo trabalhado em sala de aula quando abordamos a
situação dos Estados Unidos da América no correr do
século XIX, o estudo sobre a Guerra de Secessão (1861 –
1865) e todo o contexto histórico que a envolve - como
a abolição da escravidão nos Estados Unidos da América
(1865) - pode ser trabalhada de várias formas. Aqui
sugerimos tomar como ponto transversal o debate sobre o
preconceito racial, tomando como referência a questão da
abolição da escravidão nos Estados Unidos no século XIX,
buscando problematizar estas questões com o discurso de
Martin Luther king Jr.
em 28 de agosto de 1963, “I have a dream”.
A ideia é que o aluno possa fazer uma leitura da atual
sociedade estadunidense e suas relações com o resto do
mundo à luz da história. A proposta estará dividida em
três momentos, mas poderá ser aplicada em duas aulas,
visto que o primeiro momento é apenas de solicitação das
leituras. Vejamos:
As etapas da proposta.
Numa primeita etapa, solicite como leitura prévia o
texto
Abraham Lincoln: O
16º presidente dos Estados Unidos da América (clique
aqui para abri-lo), disponível aqui n'O
Historiante. O texto aborda, de forma sintética, a
questão da Guerra Civil Americana, tendo como ponto de
apoio o filme Lincoln (2012), fazendo uma relação com o
discurso de Martin Luther King Jr. do dia 28 de agosto
de 1963, bem como com outros grupos e lideranças que
protagonizaram o combate ao preconceito racial nos EUA
na década de 1960.
Num segundo momento, utilizando
o texto como ponto de partida, inicie a aula trabalhando
as questões levantadas, como, por exemplo, os modelos de
colonização inglesa e suas principais diferenças,
buscando aprofundar a analise sobre o conflito à luz do
livro didático adotado pela escola. O professor pode
escrever no quadro, ou disponibilizar por meio de
projeção, a seguinte tabela:
Norte
Trabalho livre
Policultura
Minifúndio
Sul
Trabalho Escravo
Monocultura
Latifúndio
A partir daí, pode ir detalhando como cada elemento
deste foi se antagonizando ao outro, o que culminou com
a Guerra Civil. O professor pode, por exemplo, mencionar
como estes modelos foram entrando em conflito, levando à
eclosão da Guerra Civil Americana, produzindo uma
explanação sobre o decorrer da guerra e a própria
atuação do presidente Lincoln em meio a este contexto. O
final da aula seria, então, reservado para que os alunos
assistissem ao discurso de Martin Luther king Jr, que
tem cerca de 6.26 minutos, ou partes dele, escolhidas
previamente pelo professor. Após isto, solicite como
atividade avaliativa uma produção de texto em grupos de
três pessoas sobre a relação do vídeo e a conjuntura da
Guerra civil. A idéia da proposta é que a produção deste
texto seja algo feito em casa, mas, caso o professor
ache mais conveniente, pode-se destinar uma aula para
esta produção.
Num terceiro momento (outra aula) recolha as produções e
solicite que cada grupo exponha as principais
conclusões da sua produção, buscando relacionar o que
produziu com uma leitura da atual sociedade americana,
com base no que ele vê na TV e na Internet. A oralidade
pode ser também uma forma de avaliação utilizada pelo
professor, buscando observar a compreensão dos alunos
sobre o tema A Guerra de Secessão, bem como a capacidade
de relacionar os conteúdos com a problemática levantada
no discurso de Martin Luther king Jr e com fatos mais
recentes. O ideal é pedir que cada grupo teça um
comentário sobre sua produção, promovendo o debate entre
as diversas percepções, tendo o professor como mediador.
Como proposta, o professor pode ir inserindo alguns
fatos polêmicos que envolvam questões relacionadas a
preconceito racial nos Estados Unidos atualmente,
motivando nos alunos a compreensão à luz da história
sobre estes fatos.
Além da
utilização do vídeo e da internet, o debate sobre
lideranças como Malcolm X e Martin Luther King Jr.
motivarão a curiosidade dos alunos. Alguns seriados
humorísticos da TV estadunidense fazem constantes
referências a estas figuras. Como exemplo podemos citar
“Um Maluco no Pedaço” (título usado no Brasil) da NBC,
série protagonizada pelo, na época, jovem ator
Will Smith.
Caso o professor deseje, pode motivar os alunos a
assistir alguns episódios para incrementarem suas produções
e os debates que podem ocorrer em trabalho conjunto com
o professor da disciplina de Sociologia. Bom, agora é
por em prática. Sucesso!
Referência:
SILVA,
Isaíde Bandeira da. Ensino de Historia e o Estágio
Supervisionado: Um fazer diferente gera o que
pensar. Disponível em:
http://www.ichs.ufop.br/perspectivas/anais/GT0804.htm
acesso em 20 - 02 – 2013.
(Texto do Prof. Lucas
Adriel S. de Almeida, da redação d'O Historiante).
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